Primeira parada: Istambul
No meio do ano passado, tive a oportunidade de ir para a Turquia junto com meu pai e a minha irmã que estavam me visitando aqui na Grécia; pela proximidade dos dois países, Istambul fica apenas à 1 hora de viagem de Atenas, viajamos pela Cia Turkish Airlines, e fomos em busca de mais uma aventura, em conhecer um lugar rico pelo seus aromas, cores e sabores.
Istambul foi fundada há mais de 2600 anos e já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. É uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo contemporânea, onde muralhas, palácios e mesquitas se misturam com prédios envidraçados, pontes monumentais, restaurantes descolados e uma agitada vida noturna. É essa mistura que faz de Istambul um destino tão interessante e imperdível para quem pensa em visitar a Turquia. O idioma falado na cidade é o turco e a moeda local é a lira turca.
Ficamos alguns dias por lá, em um hotel com uma ótima localização, próximo ao centro histórico, chamado Sultanahmet, bem próximo à Mesquita Azul, e à Basílica de Santa Sofia à diversos bares, restaurantes e opções de lojas. Estar em Istambul é ser a toda a hora invadida por estímulos. A cada restaurante que se vá, à cada sabor que se prove, são especiarias mil que vão do curry, à pimenta, ao chá de maçã. Não tem como deixar de provar o kebab, os doces turcos que possuem nozes, amêndoas e castanhas, e a cerveja mais gostosa que experimentei por lá que se chama Efes.
Quando se está viajando e conhecendo novos lugares, vale tudo: há que se fazer roteiros alternativos, mas também não tem como deixar os mais turísticos de lado. Fomos ao Grand Bazaar, é claro! É uma grande 25 de março, mas bem mais organizada e indoor. São 60 ruas e mais de 5 mil lojas, e como em todos os locais é preciso olhar e saber negociar, e além de tudo verificar a qualidade do produto, pois há muitas barracas vendendo a mesma coisa, mas com uma qualidade totalmente diferente, e até “made in China”. Mas, confesso que há opções para todos os gostos e bolsos: desde especiarias, tapetes, objetos de decoração, roupas, jóias, sapatos, e uma infinidade de possibilidades. Eu fiquei louca com as luminárias coloridas, e acabei levando 3. Um ponto bastante positivo, é que eles adoram o Brasil e os brasileiros, então assim que você chega em algum local perguntando o preço de algo e interessada, se eles percebem que você é brazuca o tratamento começa a ser diferente. Interessante também é que você pode conversar com eles em qualquer idioma, eles entendem. Para as mulheres, uma dica preciosa: evitem sair de roupas muito curtas ou abertas; em toda a Turquia a religião mulçumana é muito forte, e como as mulheres vivem cobertas dos pés à cabeça, quando nós ocidental, bonitas e ainda brasileiras chegamos lá, aiaiaiaia, é uma loucura. Os turcos ficam loucos e são bastante atirados, te param em cada esquina, querem conversar, te galantear, te pedem em casamento. Eu me senti um pouco incomodada, porque no começo você é simpática, conversa gentilmente, mas depois de 4 paradas enche o saco. Use roupas leves, calças confortáveis e seja mais feliz. Os turcos são homens realmente muito bonitos e atraentes, mas eu não estava interessada em arranjar outro casamento não, rs.
Outro mercado que vale à pena conhecer, é o Spice Market, o mercado das especiarias e temperos, ele também é bem popular por lá, mas vale o passeio. Você encontra diversas caixas para presentear e levar de recordação. Caixas bem fofas com diversos tipos de temperos, de chás ou até mesmo dos doces. Se prepara para ficar doida com tanta coisa diferente: de tempero para peixe até viagra do Sultão, o passeio é bem atraente e apetitoso. O Spice Bazaar tem um total de 85 lojas que vendem especiarias, produtos variados, doces, jóias, lembranças, frutas secas e castanhas.
Se você for ficar pouco tempo em Istambul e quer conhecer o máximo possível da cidade, recomendo fazer o tour do ônibus, é turístico é, mas você consegue dar uma boa geral. Pegamos o ônibus na praça central, próxima à Mesquita Azul e rodamos por toda a cidade, dai você desce onde mesmo desejar. O legal desse passeio é que ele cruza o Estreito de Bósforo, a ponte e vai até o lado oriental de Istambul, que fica na Ásia; a paisagem é bem bonita e te cria uma atmosfera do Aladim mesmo.
Fique ligado porque a nossa viagem continua, e a próxima parada é a mágica Capadócia, um dos lugares mais incríveis do mundo.
Um comentário sobre “Turquia : cores, aromas e sabores”