Crise na Grécia e como isso afeta os turistas ou não!!!!

Aqui na Grécia o clima não é dos mais amenos, mas também não estamos à beira de um colapso.. quer dizer.. essa indefinição mexe com todos os gregos, com as pessoas que escolheram viver aqui, e nessa eu me incluo. Tenho uma família grega que trabalha com o turismo. A Grécia vive de turismo, está com um débito gigantesco e pode ou não dar o calote no FMI, pode ou não sair da zona do euro e voltar aos dracmas, a antiga moeda que segundo a mitologia grega era um meio de oferenda à Íris, a deusa do arco-íris que proporcionava depois da oferenda, a mensagem através da névoa.

Depois que houve a mudança pro euro em 2002, a Grécia se viu ano a ano em uma sucessão de contas não pagas, diminuição do salário e dos benefícios, muita corrupção e uma dívida de 271 bilhões. Domingo é o dia que o povo vai às urnas para votar se querem continuar na zona do euro ou sair. Tem muita gente achando que é melhor continuar como está e ver o que acontece, enquanto muitos querem sim um novo recomeço. Cada hora se fala uma coisa, e a verdade é que só dentro de alguns dias é que saberemos o que vai acontecer de verdade.

Mas hoje o post é dedicado aos turistas que estão vindo pra cá, os que já estão e como isso afeta ou não a sua viagem. O bancos gregos delimitaram o saque de 60 euros ao dia para os gregos, mas não para os turistas. Quem tem conta em bancos internacionais, cartões de débito para saque e cartão de crédito não enfrentam maiores problemas. O que as pessoas estão assustadas é de estarem em meios as férias, em um dos destinos mais procurados e visitados do mundo, e depois ficarem sem dinheiro para continuarem a trip.

Podem ficar tranquilos, quem já comprou a passagem, reservou hotel, hostel, passeios de barco não precisa cancelar nada.

Mas, vale algumas dicas: leve dinheiro em euro, e principalmente trocado, não notas muito grandes, o ideal são as notas de 10, 20 e 50 euros, além disso os cartões de créditos estão sendo aceitos em todos os lugares sem problemas.

Manifestações acontecem em Atenas, mas as ilhas estão fervendo, o verão está pulsando e sim, a Grécia vai sobreviver e vai fazer história como sempre foi, desde os tempos da antiguidade. Eu moro aqui, sou feliz aqui, e com crise, sem crise, mudança de moeda ou não, vamos lutar e continuar vivendo nesse paraíso abençoado por tantos deuses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s