A Grécia tem uma temperatura agradável nessa época do ano, principalmente as ilhas. Estamos no final de maio, tivemos alguns dias com temperatura de 25 graus, anunciado que o verão começa mês que vem.
O vento e a brisa fresca no final da tarde e início da noite, às 20h com o pôr do sol, aparece todos os dias. É o famoso sopro de “metelmi” – o vento típico das ilhas gregas que sopra no arquipélago das Cíclades.
Nessa semana, na segunda tivemos um dia bem gostoso, com temperatura amena, na terça-feira o dia amanheceu nublado e assim permaneceu, e o que aconteceu? Durante a madrugada uma forte chuva. Trovoadas constantes e cada vez mais fortes, rajadas de vento a muitos quilômetros por hora e chuva de granizo, uma forma de precipitação que vem em forma de pedaços irregulares de gelo.
Estava dormindo quando acordei assustada com o barulho, com a chuva, os trovões e as batidas frenéticas das pedras de gelo na minha porta de vidro, tuc, tec, tuc, tec.. boom.. quebrou, ouvi os cacos… a chuva de granizo durou 10 minutos e fez um estraguinho..
A ilha de Milos é vulcânica e o granizo cai com frequência no Egito, eles estão muito próximos. A corrente de ar fria que causa os ventos, traz chuva forte ou tempestades elétricas.
Na manhã seguinte, Plaka amanheceu nublada e com areia de um amarelo forte vinda do Sahara. Devido às correntes de areia do deserto serem levantadas pelo vento, ela chega até aqui.
Hoje quinta, dia 28 o dia amanheceu um pouco melhor, e ficou ameno até às 18h (A Grécia está há 6 horas na frente do Brasil). E no exato momento que escrevo esse post, começo a ouvir o barulho da janela e rajadas de vento…adivinha…os ventos estão mais fortes e o céu cinza….vai chover de novo…