Hoje eu vou contar pra vocês um pouco de Milos, esse paraíso azul onde vivo agora. Milos tem aproximadamente 5 mil habitantes, mas na alta estação esse número aumenta consideravelmente. Também pudera, a ilha tem praias incríveis, de cor azul turqueza, azul royal e de diferentes paisagens. Milos é bastante famosa, por ter sido encontrada lá uma estátua de Afrodite, a “Vênus de Milo”, a deusa do amor, que se encontra atualmente no Museu do Louvre em Paris, além disso é o lugar dos deuses Asclépio (hoje no Museu Britânico), de Posidão e de um antigo Apolo, hoje em Atenas.
A maior parte da ilha é montanhosa, e tem origem vulcânica, encontrando-se, dentre suas rochas, a obsidiana e o traquito (rocha ígnea constituída por ortoclasita e biotita), e encontram-se fontes de água sulfurosa. Moro em Plaka, bairro que fica no alto de uma colina, com um super visual do mar. Plaka é um vilarejo tipicamente grego, com suas casinhas brancas e igrejinhas, tavernas e restaurantes ao ar livre, tudo muito florido! Um charme!!Uma vida tranquila até mesmo com a presença de turistas de todo o mundo, que visitam as ilhas e querem curtir as exuberantes praias e o por do sol.
Existem muitas ilhas na Grécia, as famosas como Santorini e Mykonos e tantas outras, mas Milos é especial. De fácil acesso, as praias não são lotadas, e você tem uma paz que reina a cada vento que bate, a cada brisa, a cada pássaro, a cada mergulho que te deixa renovado.
No total são 80 praias, listo aqui as mais lindas que visitei:
– Sarakiniko
Esse é um dos grandes destaques da ilha, uma praia que mais parece uma cratera lunar. Uma praia com uma beleza peculiar, e uma das mais fotografadas da Grécia. O visual é totalmente lunático, onde você vê rochas calcárias de um branco profundo, com uma água incrivelmente azul e transparente que dão um contraste incrível, fazendo turistas do mundo todo ficarem boquiabertos com tanta beleza.
A melhor maneira de se conhecer essas praias se você não alugar um carro, é um aluguel de scooter, uma moto ou um triciclo. Além de ser mais rápido, é muito mais divertido.
– Papafragas
Outra praia meio escondida, mas que vale a pena para um mergulho. A praia está entre dois paredões rochosos, formado há anos por uma lava de vulcão. A água, pra variar, é muito azul e transparente.
– Passeio de barco para Kleftiko, onde você vê formações rochosas belíssimas em meio ao mar transparente. Kleftiko significa “esconderijo de ladrões”, porque conta uma lenda que era bem ali que os piratas se escondiam, tendo em vista as inúmeras cavernas na região.
– Tsigrado
Essa é uma das praias mais famosas de Milos, mas para se ter acesso você precisa gostar de aventura e não ter medo de altura, porque o acesso à praia é meio complicado, pois você precisa utilizar uma corda para descer. Digamos que você faz uma espécie de “climbing”, mas depois do esforço, você é muito bem recompensado.
– Firiplaka
Bem próxima de Tsigrado, está Firiplaka, uma longa praia de areia de prata e enormes pedras coloridas formando seu litoral. As águas em Firiplaka são realmente exóticas: cristalina e verde-azul. Você entra, mergulha, se sente numa piscina, e não tem como não se encantar.
Um ponto muito positivo nas águas da Grécia, é que elas não são geladas, como as do Mediterrâneo. No verão, a temperatura média varia de 27 a 30 graus durante o dia, e pela noite, temos uma leve brisa e um ventinho que nos refresca e nos deixa dormir bem.
-Psaravolada
A cada praia, uma beleza diferente, um caminho e uma paisagem, mas todas sem exceção com águas claras, transparentes que variam entre o azul e o verde. Essa em especial, a gente começa vendo lá de cima pelo caminho, sua formação, suas falésias e vamos nos surpreendendo com o visual a medida que vamos nos aproximando. Algo que gostei muito dessas praias, é que a 90% delas não tem bares a beira mar ou vendedores, o que faz com que o ambiente fique com uma paz e sem nenhum tipo de poluição sonora ou lixos. As praias são muito limpas.
– Ag.ioannis
Essa praia está localizada no lado ocidental de Milos, a baía de Agios Ioannis é uma praia isolada para desfrutar de total tranquilidade. Não há instalações turísticas nesta praia, que é acessível através de uma estrada de pista ou de barco. A natureza ao redor da baía tem alguma vegetação e falésias. Um mosteiro está localizado em uma colina acima da praia, dedicada a São João.
– Fourkouvouni
Esse lugar é muito especial, uma típica vila de pescadores bem pequena, cheia de barquinhos em uma vida tipicamente grega e tranquila. As casas ficam de frente ao mar, todos saem para pescar polvos e peixes frescos e você vê o tempo passar bem devagar.
Para chegar à Milos:
É possível chegar até lá de avião (45 minutos de vôo) a partir de Atenas por meio das companhias aéreas Olympic Air e Aegean Air. Também é fácil chegar na ilha de ferry, a apenas 3 horas de distância de Atenas a partir do Porto de Pireus. Para conferir os horários acesse http://www.ferries.gr. Você também pode ir de catamarã, que é um pouco mais caro (cerca de 40 euros por pessoa), porém mais private do que um barco tradicional. Para saber mais, acesse: http://www.sailcatgreece.com
Para conhecer mais sobre esse paraíso na terra e ir se preparando para a próxima viagem, não deixe de fazer o roteiro e acompanhar o blog.
Para mim, uma dos lugares mais incríveis e especiais que já conheci! Inesquecível. Recomendo aos casais apaixonados, aos amigos, e à toda a família.
@fotos de arquivo pessoal